Pages Navigation Menu

Cinismo – Jorge Jatobá

Jorge Jatobá

É freqüente que esqueçamos eventualmente a origem dos problemas. Muitas vezes nosso pensamento se fixa apenas no aqui e agora, afogados que somos pelo caudal de informações negativas que nos invade diariamente. Essa falha favorece os cínicos, aqueles que apostam no nosso esquecimento temporário para nos impor interpretações alternativas e falsas dos fatos ou pós-verdades.

 

Faço essa reflexão porque não devemos esquecer que foi o PT e, especialmente, Lula e Dilma, que viabilizaram a ascensão de Temer e do PMDB ao poder. Enfim, foram os líderes petistas que negociaram com o PMDB de Temer a formação da chapa que venceu, com mentiras e muito dinheiro de origem escusa, as eleições de 2014. Essa foi a chapa que o TSE vergonhosamente absolveu em julgamento onde a Justiça saiu pela porta dos fundos. Temer e seu grupo integraram com muita desenvoltura o Poder Executivo nos dois governos Dilma tendo participado dos diversos escalões da República, inclusive ministérios. Será que esses personagens só se corromperam do ano passado para cá? Eram almas ilibadas e puras que só se converteram às más práticas porque pelo “golpe” assumiram a Presidência?

 

Na verdade, o que era periferia nos governos do PT se tornou o núcleo duro no Governo do PMDB. São os mesmos. Verifiquem os nomes, olhem para os protagonistas da nossa República nos últimos 15 anos. A aliança PT-PMDB colocou nos poderes executivos e legislativos do País, com raras exceções, maus políticos que fizeram a política- entendida como a busca pelo Bem Comum- sem virtude. Nestes anos, a sociedade testemunhou com perplexidade práticas ilícitas e um conluio entre o poder público e segmentos do setor privado em favor de projetos anemicamente ideológicos, de partidos políticos e de pessoas que drenaram recursos escassos de um País ainda muito pobre e desigual. E os cínicos de agora-governantes de outrora- gritam que devemos colocar Temer para fora- e devemos mesmo- como se eles nada tivessem a ver com as dramáticas consequências de suas decisões e acordos espúrios   pretéritos.

 

Outro cinismo repousa na insinuação de que a prolongada recessão do país se deve a atual política econômica. Na verdade, estamos sofrendo as consequências dos inúmeros erros do Governo Dilma originada da “Nova Matriz Econômica”, um conjunto de medidas mal formuladas e que colocadas em prática nos lançaram na maior recessão da história; Não nos recuperamos ainda porque a enrascada política e moral em que a chapa Dilma – Temer nos colocou, trava a economia ao adiar as decisões dos empresários de investir e dos consumidores de gastar.

 

Não nos esqueçamos da gênesis dos fatos. Precisamos ser fieis à História. Os cínicos estão à solta.

Jorge Jatobá é Economista e Consultor.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *